4 Mitos e Verdades sobre entregas e logística!


O mito surge a partir da necessidade de explicação de algo, de suas funções e finalidades, que são passadas de pessoa para pessoa até que se tornam tão comuns que o tomamos como verdade absoluta. Ficar preso aos mitos acaba sendo prejudicial, impedindo de aproveitar as oportunidades e de aprimorar os conhecimentos.

No setor de transportes também existem alguns mitos. Abaixo listamos alguns dos mais comuns, para você ficar atento e não errar mais:

1.       A logística interfere na fidelização de clientes?


Verdade. A logística desempenha um papel muito importante para a fidelização de clientes, uma vez que a relação não se baseia apenas em vendas ou estratégias de marketing.
Cada vez mais busca-se por agilidade nos processos. Quando se trata de cumprir a entrega de mercadorias, incluindo prazos e segurança, são itens muito levados em consideração na escolha da empresa.

2.       A tecnologia é um gasto desnecessário para o monitoramento das cargas?


Mito. Quem pensa que o valor de um sistema de monitoramento é um gasto, pelo seu alto custo, deve ter em mente também o custo que a falta de um monitoramento pode causar.
Sem contar que não fazer uso dos recursos tecnológicos disponíveis é perder oportunidades que irão proporcionar melhores resultados, que influenciam na redução de custos, na produtividade e também no aumento do faturamento.

3.       O planejamento de transportes só é necessário em alguns casos?


Mito. É de extrema importância que o planejamento seja feito de forma a definir as melhores opções para a rota, como distância, melhores percursos, as paradas do veículo, tempo de transporte, como será feito o monitoramento da carga, os sistemas de segurança e todos os outros fatores que puderem diminuir custos e agilizar os processos.

4.       A logística de alto padrão é para qualquer tamanho de empresas?


Verdade. Os processos de organização dentro da empresa são extremamente importantes para todas as empresas, sejam de grande, médio ou pequeno porte, pois é a partir daí que a distribuição é feita com excelência.

Para que a empresa possa realizar uma boa gestão de logística, é importante que ela busque as melhores oportunidades de redução de custos e agilidade. Investir nos indicadores de desempenho é uma boa escolha neste momento.

Agora que você entendeu um pouco mais sobre o que pode ou não acreditar, pode trabalhar para otimizar os processos dentro da sua empresa, aumentando sua produtividade, diminuindo custos e agilizando processos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Frota própria ou terceirizada? Como escolher a melhor opção para minha empresa?

Tabela de fretes e valores mínimos para transportes. O que muda?